sábado, 31 de outubro de 2015

TV Globo emite reportagem sobre a Suíça

O canal brasileiro TV Globo emitiu recentemente no programa Globo Repórter uma reportagem sobre a Suíça. São quase 40 minutos onde se dão a conhecer alguns dos aspetos mais importantes e curiosos da Suíça.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Uma sugestão para este sábado à noite


Empresários portugueses na Suíça dão trabalho a compatriotas

O jornal Gazeta Lusófona destaca na sua edição de outubro dois empresários portugueses na Suíça que garantem mais de 300 postos de trabalho a seus compatriotas em terras helvéticas.
São eles José Fonseca (grupo Fonseca - Courcelles) e Carlos Sardinha (Europcar).
Dois exemplos que importa salientar.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Mais um caro de vigarice entre portugueses na Suíça

O recorte é do jornal Gazeta Lusófona, edição de outubro.
Mais um lamentável caso na comunidade portuguesa.

sábado, 24 de outubro de 2015

Emigrante enganada por portugueses na Suíça


O caso de uma emigrante enganada por portugueses na Suíça. Relato do jornal O Templário, de Tomar, de 22-10-2015.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Direita anti-imigração vence eleições na Suíça

União Democrática do Centro conseguiu um número recorde de deputados, ao garantir 65 dos 200 lugares do Conselho Nacional

A direita anti-imigração venceu as eleições legislativas de domingo na Suíça, com o maior partido daquela ala a conseguir um número recorde de deputados no parlamento.
A União Democrática do Centro (SVP), um partido anti-europeu e anti-imigração, conhecido pelas suas campanhas hostis, conseguiu 65 dos 200 lugares do Conselho Nacional, a câmara baixa do parlamento, mais 11 deputados que em 2011, de acordo com uma projeção do canal televisivo RTS.
O outro partido de direita, o Partido Liberal Radical, a terceira maior força do país, também subiu na votação e deverá eleger mais três deputados sobre os atuais 30.
Já o Partido Socialista, a segunda formação do país, deve perder deputados - ao que tudo indica três dos últimos 46 eleitos, tal como os verdes e os verdes-liberais, que juntos devem perder um total de nove lugares.
À agência France Presse, o líder do SVP disse que era preciso enviar um "sinal" aos imigrantes.
“Temos de tornar a Europa menos atrativa e enviar um sinal de que aqui [na Suíça] não damos asilo a ninguém, nem a refugiados de guerra”, afirmou Toni Brunner.
Os partidos de centro e de esquerda lamentaram que a campanha eleitoral tenha sido dominada pela questão da imigração, acabando por intimidar os eleitores.
“As pessoas votaram [à direita] por medo", defendeu a candidata socialista, Rebecca Ruiz, à RTS.
Perante a iminência de uma maioria de direita, é esperada uma cooperação entre a União Democrática do Centro e o Partido Liberal Radical no Conselho Nacional.
Já a composição dos 46 lugares da câmara alta do Parlamento, o Conselho de Estado, que tem poderes legislativos idênticos ao do Conselho Nacional, permanece em dúvida, já que haverá uma segunda volta em vários cantões.
                                                        In http://www.tvi24.iol.pt/

sábado, 10 de outubro de 2015

Duas marcas portuguesas na feira de vinho da Manor

Está a decorrer até 1 de novembro no Emmen Center (Luzern) uma feira de vinho da Manor em que estão presentes apenas duas marcas portuguesas: Barricas (Lisboa) e “Z” (Alentejo).

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Aí está mais uma Gazeta Lusófona

Já saiu a edição de outubro da Gazeta Lusófona. A edição n° 205 corresponde ao 17.° aniversário da publicação dedicada à comunidade emigrante na Suíça.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Cerveja portuguesa em promoção

Nos supermercados Denner na Suíça a cerveja Sagres está em promoção esta semana. Um pack de 24 garrafas de 33cl custa 12,95 francos.
A campanha de promoção decorre a partir de 6 de outubro até ao fim da semana.

sábado, 3 de outubro de 2015

Jovem emigrante morre em acidente de trabalho

Leandro Marques, de 21 anos, morreu na sexta feira de manhã em Berna (Suíça) na sequência de um acidente de trabalho. O português da freguesia de Paços de Gaiolo, concelho do Marco de Canaveses, caiu de uma altura de 35 metros quando estava a trabalhar nas obras da ponte de Kornhaus.
Ainda foi transportado com vida para o hospital mas não resistiu aos graves ferimentos resultantes da queda.