terça-feira, 25 de julho de 2017

Portugueses são os mais infelizes na Suíça

Um extenso levantamento do NCCR sobre os fluxos migratórios "On the move" revela que, de todos os estrangeiros residentes na Suíça, os portugueses são aqueles que se mostram mais infelizes e com mais saudades de Portugal.
Os investigadores das universidades de Neuchâtel e Genebra perguntaram a cerca de 6 mil imigrantes de toda a Suíça como se sentiam no país. Segundo o estudo, a maior parte dos imigrantes sente solidão por dificuldades no uso da língua (alemão, francês, italiano ou romanche).
São também os portugueses que revelam menor apego àquilo que acontece na Suíça, não tendo interesse nas políticas federais ou cantonais.
Em contrapartida, são os imigrantes franceses na Suíça que têm maior preocupação com a atualidade política e económica local. Os que revelam maior felicidade são os austríacos.

Notícia do jornal Le Matin
Comment se sentent les étrangers en Suisse?

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Homem ataca com motosserra em Schaffhausen (Suíça)

Imagens do suspeito distribuídas pela polícia
Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas num ataque com motosserra na manhã desta segunda feira, dia 24, em Schaffhausen, no norte da Suíça, perto da fronteira com a Alemanha.
Dois dos feridos estão em estado grave e foram levados para hospitais da região.
Os agentes da autoridade continuam à procura do homem. Segundo a imprensa suíça, “a parte velha da cidade está cercada e há dois helicópteros a sobrevoar a área”.
A Polícia foi informada do caso por volta das 10.40 horas (hora local). A fronteira com a Alemanha foi fechada para evitar a fuga do suspeito.
Não se trata de um ato de terrorismo, garante a polícia que já identificou o suspeito.

Nota da polícia

Comunidade emigrante pede ajuda para família acidentada

Familiares e amigos de João e Elizabeth da Silva lançaram campanhas de angariação de fundos para ajudar a família que sofreu um brutal acidente na manhã do dia 22 em Espanha quando se deslocavam de França para Portugal em férias.
Em consequência do despiste e capotamento, João da Silva morreu e a sua mulher e seis filhos ficaram gravemente feridos, estando internados no Hospital Universitário de Burgos. Alexandra, uma das filhas, é a que inspira mais cuidados.

domingo, 23 de julho de 2017

Emigrante morre em acidente quando vinha de férias para Portugal

Recorte do jornal Correio da Manhã (23-07-2017)
Um homem de 37 anos, emigrante em França, morreu num acidente registado ontem perto da cidade de Burgos, em Espanha. A vítima desloca-se com a sua família de férias para Portugal quando a viatura se despistou e capotou. A mulher e os cinco filhos ficaram feridos.



Despiste mata emigrante português e fere filhos

Emigrante português morre em despiste quando vinha de férias

Cinco niños y su madre salen heridos en un vuelco en el que murió el padre