Tem 57 km (10 vezes maior que o do Marão) e demorou 17 anos a ser construído: o maior túnel do ferroviário do mundo liga a partir de hoje o norte e sul da Europa, passando pelas entranhas dos Alpes suíços. Integra assim a linha principal que liga Roterdão (Holanda) e Génova (Itália).
O túnel de Gotthard é uma das maiores obras de engenharia da Europa e ultrapassa, em comprimento, o túnel de Seikan, no Japão (53.9 km) e o túnel do Canal da Mancha (50.5 km), que liga a França e o Reino Unido.
A 2300 metros de profundidade, é também o túnel aberto a maior profundidade no Mundo. O Gotthard demorará 17 minutos a ser percorrido, através de uma ligação de alta velocidade. A partir de dezembro, o túnel vai entrar em total serviço e cerca de 260 comboios de carga e 65 de passageiros vão lá passar diariamente.
O projeto custou mais de 10 mil milhões de euros e é considerado pelo diretor do Gabinete Federal de Transportes suíço "parte da identidade Suíça".
Os engenheiros tiveram que perfurar mais de 28 mil toneladas de pedra, que se traduzem em 73 diferentes tipos de rochas, algumas tão duras quanto granito e outras tão flexíveis quanto açúcar. Durante estes anos, 2600 pessoas trabalharam nas obras, que custaram a vida a nove trabalhadores
O túnel está agora completo, dentro do orçamento e prazo previsto após o referendo feito à população em 1992. Na inauguração esteve também presente a Chanceler alemã Angela Merkel, o presidente francês Francois Hollande, o primeiro ministro italiano Matteo Renzi, entre outras figuras.
Imagens da construção do maior túnel ferroviário do mundo
Inaugurado o maior e mais profundo túnel ferroviário do mundo
Inauguração do túnel mais longo do mundo
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