terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Mulheres suspeitas de assassinarem emigrante procuradas no Brasil


As duas prostitutas brasileiras suspeitas de serem as autoras do homicídio de Mário Silva, 47 anos, solteiro, emigrante na Suíça, estão a ser procuradas pela polícia brasileira para que sejam julgadas no Brasil.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Tragédia para família emigrante em França: filho morre atropelado pelo pai

Recorte do Correio da Manhã

Foi um Natal trágico para uma família emigrante em França e a passar a quadra natalícia em Ribeira de Frades, Coimbra.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Emigrante morto pela polícia suíça vai a sepultar em Portugal


Dionísio Cunha, o emigrante baleado mortalmente pela polícia suíça a semana passada em Genève, vai a sepultar na quinta feira, dia 26, pelas 15 horas, em Vila Praia de Âncora, sua terra natal.
O português de 50 anos foi morto pela polícia na sequência de um ato de violência doméstica sobre a sua mulher na habitação do casal, na av. Industrial do bairro industrial de Acacias.
O homem baleou a mulher e foi depois abatido pela polícia quando ainda tinha a arma na mão. Ainda foi transportado para o hospital, mas acabou por não resistir aos ferimentos.
A mulher ficou ferida com gravidade, ainda se encontra hospitalizada mas está fora de perigo.
O caso aconteceu no dia 16, cerca das 8.30 horas locais.


terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Suíça: português morto a tiro pela polícia

Acabou da pior forma um caso de violência doméstica na habitação de um casal português em Genève, na Suíça.
Chamada para acudir à situação, a polícia disparou, depois de o homem ter agredido à facada a companheira na casa situada na av. Industrial do bairro industrial de Acacias.
Em estado crítico, Dionísio Cunha, natural de Vila Praia de Âncora, ainda foi transportado para o hospital, mas acabou por não resistir aos ferimentos.
A mulher ficou ferida com gravidade e encontra-se hospitalizada.
O caso aconteceu a segunda feira, dia 16, cerca das 8.30 horas locais.

O filho deixou uma mensagem emocionada no facebook




Vizinhos protestam contra iluminações de Natal de português


Em Portugal, é normal as iluminações de Natal piscarem incessantemente, mas na Suíça isso não se vê. Os suíços optam pela iluminação natalícia sem pisca-pisca, sempre com a mesma intensidade de luz, normalmente branca.

Esta diferença cultural está na base de um conflito entre moradores suíços e um emigrante português na cidade de Zofingen, cantão Aargau.

António Mestre decorou a varanda da sua casa com muitas luzes de várias cores e todas a piscarem o que incomoda os vizinhos que se queixam de poluição visual. Pedem que, pelo menos desligue as luzes, às 22 horas.

O emigrante argumenta que sempre montou assim a iluminação de Natal, garante que não há nada que o proíba e quer ter as luzes acesas até à meia-noite.

O português foi entrevistado pelo canal de televisão suíça Télé M1.

(C/ vídeo)

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Portugueses condenados por acidente de trabalho mortal


Um construtor civil português e o seu encarregado de obras, também português, foram condenados a penas de prisão por negligência grave na sequência de um acidente de trabalho que matou outro português, de 54 anos.
O caso aconteceu a 11 de outubro de 2016 em Villars-le-Grand, no cantão de Vaud, na Suíça, e a sentença foi lida no tribunal esta semana.
O empresário de 60 anos foi condenado a uma pena de prisão de 18 meses enquanto o encarregado apanhou 12 meses de prisão. Estavam acusados de homicídio por negligência, falsas declarações, entre outros crimes.
O construtor civil e o encarregado têm de indemnizar a mãe do falecido com 15 mil francos e o irmão com 7.500 francos.
No acidente fatal, o gruista, que não tinha licença para manobrar a máquina, deixou caiu duas paletes em cima do português que acabou por morrer no hospital de L’Isle, em Berna. Foi condenado a pagar uma multa de 7.200 francos.


Amiga brasileira mata português sem-abrigo em França

O caso é notícia no jornal Correio da Manhã



domingo, 17 de novembro de 2019

Jovem emigrante morre de acidente em França


O acidente fatal aconteceu em Pibrac, a cerca de 15 quilómetros de Toulouse, em França. Sónia Lopes, jovem de 21 anos, natural de Ribeirão, Vila Nova de Famalicão, morreu este sábado, dia 16, na sequência de um acidente de viação.

sábado, 16 de novembro de 2019

Acidente de trabalho fatal para emigrante português


Um português de 57 anos, morreu nesta sexta feira, dia 15, num acidente de trabalho na estação de Lütisburg, cantão de St. Gallen, na Suíça.

domingo, 3 de novembro de 2019

Português assassinado em Zurique era cabeleireiro de famosos


Já é conhecida a identidade do homem que foi assassinado na sexta feira, dia 1, num quarto de hotel em Zurique, na Suíça.
Trata-se de Ricardo Marques Ferreira, um cabeleireiro madeirense a viver há cerca de dois anos na Suíça, conhecido por pentear figuras como Cristiano Ronaldo, Fiona, Liliana Campos, entre outras.

domingo, 29 de setembro de 2019

Corpo do pai do pequeno Thomas foi encontrado

No dia em que está a ser homenageado Thomas, o menino que foi morto no dia 22, na Suíça, a polícia descobriu o corpo do pai, principal suspeito da morte do menino de quatro anos.
O corpo do emigrante português foi encontrado na manhã deste domingo perto da Pont de Peney em Genebra.
Amadeu António era o principal suspeito do homicídio do filho. Acusado de violência doméstica e separado há cerca de um ano, o homem tinha enviado mensagens de ameaça à mãe que de imediato alertou as autoridades.
Mas apesar da rápida ação da polícia, não foi possível evitar a tragédia.
A mãe de Thomas, Nadia Duarte, conhecida por Didi, publicou no facebook uma mensagem de despedida: "Meu anjo da mamã para sempre"

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Família e amigos organizam marcha em memória do pequeno Thomas


Thomas, o menino que foi morto pelo pai no dia 22, na Suíça, vai ser homenageado com uma marcha neste domingo, dia 29, por iniciativa da família e amigos.

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Este é o português que é procurado pela polícia suíça


Chama-se Amadeu António e é procurado pelo homicídio do filho de quatro anos na Suíça.
O corpo da criança foi encontrado domingo à noite nas águas do rio Ródano (Rhône), na barragem de Verbois, arredores de Genebra. O carro do suspeito foi encontrado junto ao rio.
Um forte contingente policial prossegue as buscas para encontrar o emigrante português que deveria ter entregue a criança à mãe no domingo.
O indivíduo é da zona de Resende, distrito de Viseu.



Menino de quatro anos encontrado morto. Pai é suspeito


Um menino de quatro anos, Thomas, filho de pais portugueses, foi encontrado no domingo à noite nas águas do rio Rhône, junto à barragem de Verbois, no cantão de Genebra, na Suíça.

O pai da criança, apontado como suspeito do crime, desapareceu e está a ser procurado pela polícia.

A mãe do menino deu o alerta à polícia no final da tarde de domingo porque o pai não trouxe a 
criança de volta no horário combinado. Logo de início, a investigação permitiu localizar o veículo do pai e depois foi encontrado o corpo da criança.

A polícia colocou um significativo número de meios nesta operação para encontrar o suspeito.

Há relatos de que entre o casal terão sido registados episódios de violência doméstica.

A cerimónia fúnebre do menino realiza-se dia 27 de setembro às 14h30 na igreja Notre-Dame Des Grâces Du Grand-Lancy, 1212 Lancy.

sábado, 21 de setembro de 2019

Emigrantes votam pela primeira vez por correspondência


Até ao dia 6 de outubro (data do carimbo do correio), os emigrantes têm de enviar o seu boletim de voto para as eleições legislativas, as primeiras em que os emigrantes portugueses têm a opção de votar por correspondência.
Cada emigrante recebeu em sua casa um envelope com o boletim de voto, uma folha com instruções e outro envelope para devolver o voto.
O Jornal de Notícias destaca o facto de a largura do boletim de voto exceder em cerca de meio centímetro a do envelope onde o documento deve ser inserido, o que impossibilita que os papéis sejam enviados para Portugal em condições de serem contabilizados, segundo algumas queixas de emigrantes.



segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Já é conhecida a identidade do motard que morreu em acidente


Chamava-se João Américo Maia, tinha 33 anos, e trabalhava na metalúrgica Bewetec, no cantão de Berna, na Suíça.
Eram cerca de 15h40 de sábado, dia 14, quando a mota em que seguia embateu violentamente contra um autocarro da Post num cruzamento em Unterseen, no mesmo cantão. João não resistiu aos graves ferimentos, apesar dos esforços das equipas de socorro.
Casado e com uma filha pequena, João estava emigrado na Suíça há vários anos. Era um apaixonado por motas e carros.
Era oriundo de Paço de Sousa, no concelho de Penafiel. Os seus amigos e colegas têm publicado mensagens de despedida e homenagem nas redes sociais.
Sentidas condolências à família.





domingo, 15 de setembro de 2019

Português de 33 anos morre em acidente de mota

Um motociclista português de 33 anos morreu quando a mota em que seguia colidiu com um autocarro da Post na tarde de sábado em Unterseen, no cantão de Berna.
A colisão aconteceu pouco depois das 15h40, provocando ferimentos muito graves ao emigrante que, apesar dos esforços das equipas de socorro, acabou por não resistir.
O motociclista circulava em Scheidgasse de Interlaken na direção de Beatenberg. Ao mesmo tempo, o autocarro da Post dirigia-se de Gartenstrasse para Scheidgasse. Num cruzamento dá-se a colisão fatal.
A vítima residia no cantão de Berna e era da zona de Penafiel. O motorista e os ocupantes do autocarro saíram ilesos.

Cantora suíça morre durante o parto em Portugal

Nama Ray, cantora suíça de 32 anos, grávida de 42 semanas estava de passagem por Portugal quando tentou fazer o parto em casa com a ajuda de um enfermeiro, segundo o Expresso.

sábado, 14 de setembro de 2019

Alemanha: portuguesa que estava desaparecida foi encontrada morta

Inês Isabel Dias (Gigi), a portuguesa que estava desaparecida desde 30 de maio em Neumarkt, na Alemanha, foi encontrada sem vida, suspeitando-se de suicídio.
A mulher de 37 anos tinha ido às urgências do hospital local, mas fugiu em pânico quando lhe disseram que teria de passar a noite internada.
Família e amigos acreditam que estaria a sofrer uma crise psicótica uma vez que demonstrava ansiedade, dizendo que estava a ser perseguida e que a queriam matar.
A última vez que foi vista foi numa estação de comboios Nuremberg.
Desde que desapareceu, amigos e familiares de Gigi lançaram apelos para que fosse encontrada. O caso terminou da pior forma com a descoberta do corpo pela polícia alemã neste sábado, dia 14.

sábado, 7 de setembro de 2019

Queda em andaime mata emigrante na Áustria


Um emigrante do Marco de Canaveses morreu na passada semana na sequência de uma queda numa obra de construção civil em Hopfgarten im Brixental, no estado de Tirol, na Áustria.

Português que estava desaparecido foi encontrado morto

O corpo foi localizado às 9.25 horas por um transeunte, segundo informou a Polícia Cantonal de Freiburg que iniciou uma investigação para esclarecer as circunstâncias exatas da morte.
Por encontrar continua PauloPinho Oliveira, que desapareceu a 29 de julho  depois de sair para uma caminhada na zona montanhosa de Les Paccots. Nunca mais foi visto.



terça-feira, 3 de setembro de 2019

Mais um português desaparecido no cantão Freiburg


Um português de 58 anos desapareceu no sábado, dia 31 de agosto, por volta das 13 horas na região de Freiburg, na Suíça.
Valentim D. saiu de casa para uma caminhada e nunca mais foi visto. O português é diabético e no dia do desaparecimento não tomou a medicação.
Segundo a polícia, o homem tem 1,65 m de altura, é robusto, tem cabelos grisalhos e possivelmente vestia uma t-shirt cinzenta, calças de ganga, sapatos pretos e verdes. Usa uma mochila de camuflagem e um boné preto.
Apela-se a quem tiver visto o homem ou souber alguma informação que entre em contacto com a Polícia Cantonal de Freiburg pelo n° 026 304 17 17 ou com a esquadra mais próxima.

Em pouco mais de um mês é o segundo português a desaparecer na mesma região. A 29 de julho Paulo Pinho Oliveira desapareceu depois de sair para uma caminhada na zona montanhosa de Les Paccots. Nunca mais foi visto.

Comunicado da polícia


domingo, 1 de setembro de 2019

JN destaca regresso dos emigrantes

O Jornal de Notícias do dia 27 de agosto dedicou duas páginas ao tema do regresso dos emigrantes a Portugal, dando como exemplos algumas famílias que abandonaram a Suíça para voltar ao seu país.

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Emigrante na Suíça morre num acidente de moto em Celorico da Beira


Um homem de 34 anos emigrante em Friburgo, na Suíça, morreu ao início da tarde desta quinta feira, dia 22, num acidente de moto, na variante de Celorico da Beira, distrito da Guarda.
Natural de Vila Franca das Naves, Guarda, Olivier Santos tinha 34 anos, era casado e pai de dois filhos de tenra idade.
O acidente aconteceu pelas 14h35 numa curva no final de uma reta onde já tiveram lugar outros acidentes. No ano passado, no mesmo local, ocorreu um acidente de moto que também causou a morte ao condutor, relatou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira, Carlos Almeida, à agência Lusa.

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Casal de emigrantes que morreu em França vai a sepultar nesta quarta feira

Rita Antunes e Carlos Silva, as vítimas mortais de um choque em cadeia registado em França no dia 18, vão a sepultar nesta quarta feira, dia 21, em Pousios, Pombal, sua terra natal.
O casal perdeu a vida quando regressava de férias ao país onde estava emigrado, o Luxemburgo.
O filho do casal, de 14 meses, que sobreviveu ao acidente, vai ficar à guarda da família em Portugal.

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Casal de emigrantes morre em acidente em França. Bebé salva-se


É mais um caso de um regresso de férias trágico para uma família portuguesa. Um casal português residente no Luxemburgo perdeu a vida na madrugada deste domingo, dia 18, na sequência de um choque em cadeia que ocorreu na A10, em França.

Não há qualquer pista do português desaparecido na Suíça

Recorte do JN (16-08-2019)

Estão suspensas as buscas para encontrar Paulo Pinho Oliveira que desapareceu no dia 29 de julho durante uma caminhada na zona montanhosa de Les Paccots, cantão de Friburgo, na Suíça. Desde então nunca mais foi visto. Apesar das buscas das autoridades, familiares e amigos, não foi descoberta qualquer pista.
Paulo, emigrante de 43 anos, é casado e tem dois filhos menores.

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Tempo de peregrinação para os emigrantes


A Peregrinação Internacional de agosto arranca hoje no Santuário de Fátima, sendo esperados milhares de emigrantes na Cova da Iria, numa celebração presidida pelo prefeito da Congregação para os Bispos, o cardeal canadiano Marc Ouellet, antigo arcebispo do Quebec que é, também, presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Tragédia: Emigrante português morre a caminho das férias em Amarante


“Eu ainda não acredito que esta tragédia aconteceu. O Joaquim era uma excelente pessoa e não merecia este fim.” O lamento é de um amigo próximo de Joaquim Gouveia, de 53 anos, que morreu no sábado no despiste do carro em que seguia com a mulher, de 55, ao quilómetro 144 da Estrada Nacional 122, em Soria, Espanha.

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Vaga de emigrantes de regresso a Portugal


Em Chaux-de-Fonds, no cantão de Neuchâtel, saíram 400 famílias. Em Friburgo alguns prédios que eram ocupados por famílias portuguesas estão a ficar vazios. Estes são alguns exemplos apresentados pelo semanário Expresso numa reportagem sobre o regresso dos emigrantes a Portugal.

domingo, 4 de agosto de 2019

Português continua desaparecido na Suíça


Paulo Pinho Oliveira desapareceu no dia 29 de julho para uma caminhada na zona montanhosa de Les Paccots, cantão de Friburgo, na Suíça, mas desde então nunca mais foi visto.
Quase uma semana depois, família e amigos estão cada vez mais preocupados com o que possa ter acontecido.
Paulo, emigrante de 43 anos, é casado e tem dois filhos menores.
Alguns dos seus irmãos partiram de Portugal e já estão no terreno à procura do seu familiar em colaboração com a família e dezenas de amigos.
O homem tem 1.68 m de altura, cabelos castanhos, olhos castanhos e vestia uma T-shirt vermelha (Morat-Fribourg), calções pretos, colete preto e usava ténis.
Pede-se a quem conhecer ou tenha visto o português  que informe o mais rapidamente possível a polícia de Fribourg para o numero de telefone 026 304 17 17 (0041 26 304 17 17) ou qualquer posto de polícia próximo.

A última foto de Paulo a começar a caminhada

Tempo de “vacances”


Chega agosto e com ele a vaga de emigrantes que regressam a Portugal para umas merecidas férias. A revista “1864”, do Diário de Notícias publica uma reportagem sobre a aventura de uma viagem de portugueses que todos os anos vêm a Portugal para mais umas “vacances”.

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Apelo. Português desaparecido

 

A polícia de Fribourg, na Suíça, publicou um apelo sobre o desaparecimento de um português de 43 anos.

terça-feira, 9 de julho de 2019

Jornal revela luxo de Salgado na Suíça

O jornal Correio da Manhã desta terça feira, dia 9, revela o refúgio de luxo de Ricardo Salgado na Suíça. Garante o jornal que, no final de março, o ex-banqueiro esteve em Gstaad (cantão Berna) com a mulher e visitou a filha Catarina e o marido.

sábado, 6 de julho de 2019

Motard português apanhado a 169 km / h


Um motard português de 32 anos foi apanhado pela polícia a conduzir a 169 km / h na estrada entre Veyrier GE e Carouge, no cantão de Genève, na Suíça.

Naquele troço o limite de velocidade é de 60 km / h. Para agravar, o homem estava sob uma influência considerável de drogas, segundo o comunicado da polícia, que aponta como moldura penal um a três anos de prisão.


Bekiffter Portugiese (32) brettert mit 169 km/h durch 60er Zone

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Português morre a trabalhar nas montanhas da Suíça


Um português de 56 anos morreu na noite de terça feira, dia 2, na sequência de um acidente de trabalho na montanha Jungfraujoch, cantão de Berna, na Suíça. O acidente está a ser investigado pela polícia cantonal.
Segundo o comunicado oficial, o homem estava a trabalhar num túnel a preparar uma tarefa com betão quando foi atingido por um manipulador telescópico.
O português ainda foi assistido no local e levado para a estação Eiger Glacier, sendo chamado o helicóptero Rega, mas acabou por morrer no local.
A vítima, Américo Carneiro, tem raízes no Fundão e morava no cantão de Berna.
Sentidas condolências à família.


segunda-feira, 1 de julho de 2019

Motard português morre em despiste de mota na Suíça (c/ fotos)



Um motard português que vivia em La Punt Chamues-ch, no cantão de Graubünden, Suíça, morreu na noite de sábado, dia 29, num despiste de mota em Lagalb na direção de Pontresina.
José Titaia Teixeira ainda foi transportado com vida para o hospital de Chur mas, dada a gravidade dos ferimentos, acabou por morrer já no hospital.

sexta-feira, 21 de junho de 2019

Português apanhado no contrabando

Presunto, bacon, enchidos e outros produtos de fumeiro num total de 120 quilos foram apreendidos no sábado pela polícia
a um automobilista português em Altishausen, no cantão de Thurgau, na Suíça.
O homem vinha da Alemanha com o seu carro carregado dos produtos que foram apreendidos e depois destruídos pela polícia.
Além de uma multa de vários milhares de francos, o automobilista teve de pagar as taxas alfandegárias e o IVA.

Comunicado da polícia

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Apelo

 ‎César Dias‎, pai de Inês, de 37 anos, que está desaparecida na Alemanha, publicou o seguinte apelo no facebook:
"Por favor estamos desesperados à procura da nossa filha, que está aí a viver em Neumarkt próximo de Nuremberg, Ausentou-se do Hospital onde teria recorrido por ansiedade e dor no peito, neste momento desconhecemos o seu paradeiro, tudo leva a crer ser um surto psicótico, sente-se perseguida e nem levou o telefone. Ela precisa de ajuda, foi vista no dia 30 à noite na estação de Nuremberga. A embaixada e a polícia já estão avisadas, por favor se puderem ajudar, agradecemos. Chama-se Inês, tem 37 anos".